O Jaguaquarense, José Acurcio Vaz Sousa, Zé Acurcio, ou ainda Zé Bako, Viúvo, Pai de três Filhos e Avo de dois Netos (um a caminho),depois de passar uma infância e adolescência muito felizes, na ” Toca da Onça”, onde concluiu o curso ginasial no Pio XII,veio para Salvador, em 1968, com 17 anos, cursar o Científico no Colégio da Bahia(Central). Formou-se em Administração pela
UFBA e e Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, além de ter outros cursos de Especialização em PNL, Gestão de Pessoas, etc.
Trabalhou no Juizado de Menores de Salvador, na Embasa (31 anos), Fabasa e na Assembleia Legislativa da Bahia, ocupando vários cargos Gerenciais e Diretivos. Hoje é Aposentado, Escritor e faz alguns trabalhos voluntários.
Depois de participar de duas Coletâneas Literárias pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), lançou seu primeiro livro “Inspirações de um Ex-Boêmio-Poesias e Crônicas”, em 2020 e o segundo “Histórias e Casos de Jaguaquara e Nossa Gente” em 2022. Está escrevendo seu terceiro livro, que será de Poemas e Crônicas, esperando lançá-lo ainda este ano. De formação Católica e Cristão, ama um Deus Supremo, que está acima das Crenças e Religiões. Valoriza e ama à Família e os Amigos verdadeiros. Gosta de Cultura, Arte, Viagens e Futebol, sendo um ferrenho torcedor do Bahia. Foi um dos criadores do Movimento Cultural e Artístico dos Filhos e Amigos da Toca, em 2018, sendo seu Diretor Geral desde a sua criação até agora.
Avaliações
Não há avaliações ainda.