Emanusa Lessa é uma escritora baiana de Salvador, onde nasceu e vive até hoje. Formada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador, ela divide os plantões de hospitais com suas duas paixões: o ensino de inglês e a escrita de prosa e poesia. Ela está presente em várias antologias de contos, crônicas e poemas, inclusive está em duas antologias de cordel, da Editora Mente Quântica. Chegou a ser finalista no XXIX Prêmio Moutonnée de Poesia da Academia Saltense de Letras, com o poema Enquanto me Aplaudes. E em 2023, Emanusa teve o seu livro Versos de Liberdade, ainda não publicado, entre os classificados no Prêmio Carolina Maria de Jesus, do MinC. O livro Velas Içadas é o seu livro de estreia. Publicado pela editora Ases da Literatura em 2023, o livro aborda diversos sentimentos, como amor e saudade, e veleja por entre as várias emoções que a alma humana está sujeita durante a vida. Casada desde 2008 e mãe de uma linda menina, ela vê em sua família a principal inspiração para sua escrita.
Velas Içadas
R$ 62,00
Sentimentos são como uma maré. Por vezes calma, silenciosa, eles nos levam a contemplar no horizonte o que o futuro nos reserva. Outras vezes, eles podem ser agitados como em um maremoto, nos fazendo questionar se há esperança no porvir. Mas em todo tempo, em qualquer circunstância, nos vemos obrigados a domar tais sentimentos, para não nos afogar em emoções. E a poesia surge neste cenário como as velas de uma embarcação que, quando abertas, ditam a direção do barco dos nossos sentimentos.
Este livro está divido em partes. Cada uma carrega um sentimento em si. A parte de abertura é Sobre Poesia e mostra o que ela representa para mim. A segunda, Sobre Prosa, mostra a minha relação com o “falar”, com o “expressar-se em palavras”, algo que sempre foi muito difícil para pessoas retraídas como eu. A terceira parte, Sobre Saudade, e a quarta parte, Sobre Medos e Perdas, são formadas por poemas que escrevi na tentativa de vencer o luto, a perda e a depressão. A quinta parte, Sobre Tempos, revelam a ansiedade em meu coração ao ver o tempo passar e perceber que não estou alheia às suas consequências. A sexta parte, Sobre Estações e Cores, é a tradução do que acontece comigo quando chega a primavera. A sétima e última parte, Sobre Pessoas, é uma amostra das observações que teço nas horas de silêncio sobre as relações humanas.
Em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.