Preloader

Emanusa Lessa

Emanusa Lessa

Poeta, fisioterapeuta e professora de inglês, Emanusa Lessa, que tem três livros publicados, começou a escrever poemas em 2019, como forma de expressão, para conseguir aliviar o luto pela perda de seu pai e para enfrentar certos eventos da vida, com as palavras dela: “a poesia ainda é a minha válvula de escape para o que sinto, mas hoje eu também escrevo contos, crônicas e cordéis”.

Seus livros são Velas Içadas, Versos de Liberdade e Natal em Detalhes. Com outros projetos em mente, ela diz: “sinto que escrever é um caminho sem volta para mim”. O estilo de escrita é um meio termo entre a poesia parnasiana e a modernista, ela gosta da liberdade para escrever ao mesmo tempo que curte as estrofes com rimas e sílabas certinhas.

Emanusa Lessa faz parta de A história por trás da história da Raiz Livraria!

Curiosidades sobre Emanusa por ela mesma:

Ariano Suassuna é o escritor que mais tem influência na minha escrita. Primeiro, por ser nordestino e por ter feito de suas obras uma expressão da nossa terra. Ele tinha orgulho de ser nordestino e eu carrego o mesmo sentimento. Segundo porque a poesia dele me encanta, a forma como ele brinca com as palavras é algo que almejo saber fazer um dia. E terceiro porque suas histórias, seja em prosa ou em cordel, são a expressão de um povo, e encantam com sua alegria e perspicácia. Outros autores que eu admiro e que exercem influência em mim são Machado de Assis, Dias Gomes e Jorge Amado. Dos autores internacionais, os que mais me influenciaram foram Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe. Talvez por isso eu goste tanto de tramas policiais e de suspense.

Como Emanusa sente seus livros:

Velas Içadas

Um livro de poesias que versa sobre sentimentos que podem vir a abalar a maré da nossa vida. Cada poema é um convite para meditarmos sobre eventos bons ou maus que por vezes temos que enfrentar. O livro serve como âncora, como um consolo para quem porventura estiver enfrentando o mesmo evento.

Na vida, enfrentamos marés de sentimentos que podem por vezes nos levar adiante ou nos deter onde não queremos. Não importa se as águas estão calmas ou agitadas, o que importa é como reagimos às marés de emoções que nos inundam durante nossas vidas.

Velas Içadas

Versos de Liberdade

O que é ser “humano”? Quais as inquietações que afligem a alma? Quais as ideias, conceitos e pensamentos que norteiam suas decisões? Será o homem capaz de dar à alma a liberdade que ele mesmo anseia, ou será ele o seu próprio algoz que o prende com pré-conceitos estabelecidos pela sociedade? Como dar voz ao que almejamos em nosso íntimo?

A liberdade é um conceito abstrato, vítima de ações concretas. Somos livres para agir, mas podemos ter nossa liberdade cerceada. Mas os sonhos e pensamentos, os anseios e desejos jamais poderão sofrer tal restrição. Somos livres para sonhar com o mundo que nos acolha, para desejar que sonhos se tornem realidade e para buscar o que a nossa alma mais almeja. Quem pode tirar nossa liberdade de pensamento?

Versos de liberdade – Emanusa Lessa

Natal em detalhes

Um convite para a reflexão, dividido em 31 capítulos, um para cada dia do mês de dezembro, o livro traz mensagens escritas em prosa e poesia. Para cada dia, um tema inspirado na mensagem do Natal. Seja sobre sentimentos, expectativas ou sobre o nascimento de Cristo, cada tema convida o leitor a dar uma pausa na correria das festas de fim de ano para refletir sobre o sentido do Natal e o que desejamos para as nossas vidas no ano novo.
O desejo da autora é que o leitor encontre consolo e esperança nas páginas deste livro.

Natal em detalhes – Emanusa Lessa

 

    Deixe um comentário