Preloader

José Sérgio Batista

José Sérgio Batista, autor dos livros Na calada da noite (Viseu, 2022) e O aroma das manhãs (Lura, 2024), é um autor soteropolitano que, como muitos, começou a escrever desde jovem e, como poucos, conseguiu publicar suas obras e compartilhar com o mundo sua poesia, seus contos e sua história.

Filho de uma dona de casa e um estivador, foi alfabetizado aos quatro anos. Em 1990, formou-se em letras vernáculas com inglês, pela Universidade Católica do Salvador, tornando-se professor da rede estadual de ensino da Bahia, onde lecionou por 31 anos, hoje aposentado.

O primeiro livro, Na calada da noite, contém escritos desde seus 15 até os 54 anos, reunindo poesias, contos e crônicas sobre a natureza, os sentimentos e o escapismo, encantando jovens e estimulando a escrita e a leitura para esse público, embora alcance outras idades.

O segundo livro, O aroma das manhãs, regado por seu esmero ao transitar pelas letras e pela literatura, tem um sabor de continuidade com o dia que amanhece após a noite calada, ao mesmo tempo que traz uma nova fase do autor, já mais experiente e reconhecido no universo literário.

 

Além de participar de importantes eventos culturais, como a Flipelô 2022, Bienais do Livro Bahia, 2022 e 2024, Rio de Janeiro, 2023 e São Paulo, 2024, e tantas outras feiras pela Bahia; é um importante integrante da Raiz Livraria, contribuindo para a literatura em movimento que somos e colaborando com a organização, com a mediação de mesas e com a apresentação de saraus em eventos como o Flicafé, Famadum, Flipelô e outros.

Sérgio também tem participado de várias antologias por várias editoras, tanto em prosa quanto em verso, a exemplo de Era uma vez (Lura, 2025), por onde publicou um conto de fadas moderno que tem feito um grande sucesso. Para completar, é organizador da coletânea “Vamos rimar assim com os passarinhos e bichinhos de jardim” (Usina de Textos, 2024), voltada para a literatura infantil.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *