Preloader

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade, um grande artista e gestor cultural, que temos admiração e respeito, que é nossa fonte de conhecimento e experiência, foi uma das primeiras pessoas que viu nossa livraria nascer. Nosso estimado Clube de Lu que plantou a semente, regou e se tornou essa planta de raízes fortes e iluminada pelo sol. Por isso, ele é nosso primeiro destaque em nosso site novo que pari hoje uma nova fase diante de perspectivas animadoras baseadas na caminhada e conquistas regadas a arte e amizade.

Pawlo tem um vasto currículo e muitos livros publicados, entre romances, infantojuvenis, peças de teatro e livros técnicos. Temos honra de anunciar que esses livros serão representados pela Raiz Livraria.

 

Pawlo Cidade “per si”:

“A minha literatura flerta, de certa forma, com a magia do realismo fantástico e o universo localista. Não seria exagero afirmar que me encontro entre a singularidade do escritor colombiano Gabriel García Marquez, o absurdo na realidade cotidiana dos contos de Murilo Rubião e o regionalismo realista do escritor conterrâneo Jorge Amado.

O fato é que insisto, a cada novo trabalho, pelo menos tem sido assim em três recentes romances, O povoado das onze mil virgensRio das Almas e brevemente O tesouro perdido das terras do sem fim (para adolescentes), dominar as ferramentas do realismo maravilhoso, a partir de uma perspectiva objetiva e não idealizada da sociedade, munindo meus textos com uma certa dose de ironia.

Afinal, por mais que meus personagens sejam inspirados no cotidiano do meu lugar de fala, e que o absurdo seja tanto para eles como para mim, uma atitude corriqueira, uma vez que o sobrenatural faz parte da minha crença, minhas histórias sempre serão fruto da minha característica particular de enxergar o mundo, através da literatura”.

Minibiografia:

Pawlo Cidade, (52), ilheense, nascido a 23 de junho, graduado em Pedagogia pela UESC, pós-graduado em Metodologia da Educação Ambiental e em Gestão Cultural, também pela Universidade Estadual de Santa Cruz; contador de Histórias, professor aposentado, professor colaborador do Curso de Gestão Cultural da UESC, palestrante, poeta, ator, produtor, autor e diretor de Teatro.

Membro da Academia de Letras de Ilhéus, cadeira 13, que teve como fundador Jorge Amado e antecessora Zélia Gattai; ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus; do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul; ex-presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia e ex-Secretário Municipal de Cultura de Ilhéus

Especialista em Gestão Cultural e Projetos Culturais pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é presidente da Academia de Letras de Ilhéus, eleito para o biênio 2021-2023 e reeleito para o biênio 2023-2025.

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *