Entre o mar e a saudade: “Há sempre tempo para ressignificar o luto”
Jornalista publica livro com poemas do pai, ex-combatente da Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial, quase 50 anos após sua morte.
A escritora baiana Simone Caetano Farias lança o livro Versos e Universos do meu pai Almir de Abreu Farias, com 80 poemas escritos pelo pai, que morreu quando ela tinha 10 anos. A obra é uma homenagem póstuma e reúne textos escritos pelo patriarca entre os anos de 1954 e 1970. Quase cinquenta anos após o falecimento, Simone teve coragem para abrir uma pasta guardada por décadas por sua mãe Marina Caetano Farias, catalogar, selecionar, ordenar os escritos do pai por temáticas e apresentar seu pai herói. “Cada etapa de produção deste livro foi uma forma de ressignificar o luto. Ler e reler os poemas e versos poéticos de meu pai Almir foram as melhores memórias que obtive dele, tendo em vista que ele morreu quando eu era uma menina”, destaca a jornalista.
A autora conta que a perda do pai, ainda na infância, abriu uma ferida irreparável, a sensação de abandono lhe acompanhou por grande parte da vida. O pai, que faleceu em detrimento de um quadro de doença de Parkinson, tardiamente diagnosticado, já estava perdendo a autonomia anos antes da morte e não pôde interagir e brincar como uma criança gostaria. “Eu me senti, inconscientemente, abandonada, desprotegida. Por muito tempo, desde criança até a maturidade, sem saber o motivo desses sentimentos. Acabei buscando proteção e amparo de um “pai” em relacionamentos com namorados e no casamento. Não deu certo, como era de se esperar”, desabafa a autora.
A obra é lançada pela editora Valetti Books e reúne, além dos poemas, ilustrações e fotografias de família que eternizaram memórias. Simone, cresceu com fragmentos das lembranças paternas, e com os pedidos constantes da mãe para que catalogasse os escritos deixados pelo pai. Só após a morte da matriarca decidiu buscar a pasta guardada durante quatro décadas. “Através de releituras dos poemas de meu pai, dei real significado a nossa separação, provisória, pois, como espiritualista, creio no reencontro de almas familiares e no amor eterno entre espíritos afins”, relata a escritora que passou a se reconciliar com o passado. “Eu ressignifiquei o luto através da literatura, que sempre foi o elo que me ligava a meu pai,
Mergulhar nos textos a fez também entender o homem que seu pai fora. “Nos textos ele se revelava um homem romântico, um idealista. Creio que os poemas de meu pai têm o poder de o individualizar, de mostrar sua alma, sua mente criativa, muito além do corpo físico inválido”, ressalta Simone, que desde criança frequentava a biblioteca de seu pai na casa da Ilha de Itaparica, onde passou a infância e se apaixonou pelos livros.
O lançamento do livro acontece em uma data carregada de simbolismo: as vendas começam no dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados, momento em que a memória e o afeto se misturam à reflexão sobre o tempo e a ausência. A coincidência reforça o sentido profundo da obra, que nasce do luto transformado em legado, resgatando a voz e a sensibilidade de um pai que partiu há mais de 40 anos, mas permanece vivo em seus poemas — agora compartilhados com o mundo pela filha que os guardou e lhes deu novo fôlego de vida.

Quem é Simone Caetano?
Jornalista de formação e pós-graduada em Relações Públicas, é escritora e apaixonada pela palavra. Já atuou como assessora de comunicação em instituições públicas. Formada em Bacharelado em Química, trabalhou como Perita Criminal Grafotécnica e Documental do Estado da Bahia. É na literatura que Simone Caetano prefere imprimir sua marca no mundo. É autora de “A Voz de Armandinho Macêdo”, 2ª edição, o livro é fruto do trabalho de conclusão no curso em Jornalismo. A escritora acumula artigos, textos acadêmicos publicados e participações em diversas antologias. O próximo projeto para 2026 será sua Antologia de Contos – Diversas formas do Amor.
Serviço:
O quê? Livro Versos e Universos do meu pai Almir de Abreu Farias
Quem? Da escritora e jornalista Simone Caetano Farias
Quando? Lançamento dia 01 de novembro de 2025, sábado
Onde? Espaço Gourmet, Cond Villa Inglesa, Rua Colmar Americano da Costa n 121, Pituba, Salvador
Disponível no Link: https://raizlivraria.com.br/produto/versos-e-universos-frete-gratis/
Mais detalhes:
Tamanho: 29 x 15 cm
Número de páginas: 150 páginas preto e branco e coloridas, com fotos e ilustrações.
(27.10.2025)
Frente & Verso Comunicação Integrada
Jornalista Responsável: Fernanda Carvalho
Tel.: (71) 99190-2036




